terça-feira, 26 de outubro de 2010

Um dia lindo na minha vida!

No passado Domingo, como tantas vezes acontece, estive na casa onde se encontram as minhas raízes - a casa dos meus Pais.
São idosos, pois têm 88 e 86 anos de idade, e, alguns problemas de saúde... por isso necessitam de apoio em quase todas as tarefas da vida diária...
Tive necessidade de acolher também a minha neta, a partir das 10 h da manhã. A sua Mãe e minha filha, por doença necessitou de ir ao Médico.
Obviamente que o meu trabalho complicou-se, pois eram necssários mais atenção e cuidados...
Em boa verdade, eu já não tenho a capacidade que tinha quando era mais jovem, pois também já tenho as limitações próprias da minha idade... Tornou-se assim um dia muuuuuuiiiiiiito cansativo.
Entenda-se tinha duas pessoas de idade, e, uma criança de 4 anos!!! E, ainda todo o trabalho inerente!
Pensei : tenho de fazer uma coisa de cada vez :) - tarefa bem difícil - e assim fui tentado.
Veio a hora da refeição. A minha Mãe com os suas crises de tosse, pois tem bronquite crónica, tossia... tossia...tossia...e, a minha neta sem apetite, fruto da doença recente, não queria comer...
Socorro...ia pensando eu. Lá fui conseguindo colmatar todas as necessidades, com a calma e a paciência possíveis! No meio de tudo isto, salve-se o bisavô, para quem quase sempre está tudo bem!!!
Arrumar a cozinha, foi a tarefa seguinte, e, as " meninas " foram para o quarto e ficaram de porta fechada : )... Grandes marotas, pois a bisavó lembrou-se de subir uma cadeira para procurar uns papeis em cima do guarda fatos. Disse-lhe a minha neta: "sobe avózinha que eu ajudo-te". Claro que ela não conseguiu e disse: " doem-me as pernas, minha menina "!
Então com muita pena, a minha neta veio à cozinha dizer-me: "oh avó a avózinha diz que lhe doem as pernas". Pergunta-lhe se quer o comprimido para as dores- disse eu. Está bem -respondeu-me.
Toda contente veio dizer-me que a avózinha não queria, mas que tinha de ir para o quarto tomar conta dela... Ajudou-a a cobrir carinhosamente, quando a minha Mãe se deitou, aconchegando a roupa junto do pescoço!!!
" Podes ir avó, que tomo conta dela" - disse-me várias vezes!
Estavam as duas encantadas, a minha neta porque cuidava da avózinha e a minha Mãe, com tanto carinho por parte da minha neta!
Depois de todo o trabalho que tive pensei: como foi delicioso aquele dia!!! Dei Graças a Deus por ter tido a felicidade de viver esta experiência!!!
VISAVÓ e BISNETA, duas gerações tão distantes mas surpreendentemente tão próximas!!!
SIMPLESMENTE DELICIOSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E assim vi todo o meu esforço coroado com tão grande benção...

6 comentários:

Bia disse...

Que bonito!
É realmente um dia para guardar no coração. A Eduarda ficou toda feliz e orgulhosa por ter tomado conta da "avozinha".
Que pena não ter sido filmado, era uma recordação preciosa.
Mas fica nas nossas memórias....
Um grande beijinho

Anónimo disse...

Gostei muito desse dia avó.
Sou muito amiga da avozinha e tua também.
Beijinhos
Eduarda

Anónimo disse...

Eu, tolinha... me emocionei.
Neste momento umas lagrimitas teimam em cair, mas foi o post mais lindo que li. Lindo!
Como eu AMO a minha linda família! Profundamente!
Um beijo com imenso amor para as princesas!Todas! Lindas!
Gina, emocionada!Snif!

carlita nas montanhas disse...

Oh mami!...
Que delícia, tudo!

Fiquei sem palavras e fico a saborear este momento, como se o tivesse presenciado.
Tão bom!
Amo-vos :)

Anónimo disse...

lindo Tia,
principalmente a inspiração para depois escreveres um texto como este.
Deixo aqui dois beijinhos especiais para as doentinhas Eduarda e Sílvia e um abraço apertado para a tia.
Sara

Anónimo disse...

Oi tia linda,
finalmente tirei tempo para ler os teus posts e fiquei deliciada com este em particular. É de facto uma sorte testemunharmos estews momentos em que duas gerações aparentemente tão distantes podem encontrar-se e ser tão próximas, aprender umas com as outras... é um verdadeiro luxo e tal como dizes são estes momentos que fazem a vida valer mesmo a pena... Aproveita-os ao máximo.
Jokas repenicadas,
Ana Isabel